As inscrições para o Concurso Nacional dos Correios para cargos de nível médio e superior encerram HOJE, 28/10/2024, às 23h.
Com um total de 3.511 vagas, o certame organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC busca preencher 3.099 postos de Agentes de Correios (Carteiro) de nível médio e 412 postos de Analistas de Correios de Nível Superior. As vagas estão distribuídas em diferentes regiões do país.
Os Correios finalmente voltaram a contratar mediante a realização de concurso público, após 13 anos desde o último certame realizado. No estado do Amapá, estão previstas 8 vagas para Macapá, distribuídas entre nível médio e superior, conforme a seguir discriminadas:
De acordo com o Cronograma de Execução, as inscrições iniciaram às 10h do dia 10/10 e encerram hoje (28/10/2024), às 23h. Os canditados devem realizar as inscrições pela Internet, no endereço eletrônico do IBFC – www.ibfc.org.br.
Ademais, os editais de abertura preveem os seguintes valores referentes às taxas de inscrição, os quais devem ser pagos até o dia 29/10/2024 (terça-feira).
De acordo com os editais, para carga horária de 44 h semanais, estão previstos salários de R$ 2.429,26 para o cargo de Agente de Correios – Carteiros, nível médio, e R$ 6.872,48 para o cargo de Analista de Correios (diversas especialidades), nível superior.
Além disso, a estatal dos CORREIOS oferecerá os seguintes benefícios, condicionados à previsão e os requisitos estabelecidos nas normas internas, pelo Acordo Coletivo de Trabalho vigente e legislação pertinente, além de outros:
a) vale-alimentação/refeição;
b) vale-transporte;
c) auxílio-creche ou Auxílio Babá;
d) plano de previdência complementar e plano de saúde.
Outrossim, importante destacar que o regimento funcional nos Correios é Celetista, logo, os funcionários farão jus aos direitos inerentes à categoria previstos na legislação trabalhistas e nos acordos coletivos, tais como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, entre outros.
A instituição responsável pela aplicação da prova submeterá os candidatos de nível médio a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, compostas conforme a seguir:
A Prova Objetiva de múltipla escolha será distribuída, conforme conteúdo programático constante do Anexo V do Edital, sendo que cada questão conterá 04 (quatro) alternativas e apenas 1 (uma) correta.
Ressalta-se que, para que o candidato seja considerado habilitado na etapa de prova, terá que alcançar pontuações mínimas em algumas disciplinas, conforme a seguir discriminado:
Ademais, a Banca Examinadora avaliará a Prova Objetiva na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que, cumulativamente:
a) tenha acertado, no mínimo, 12 (doze) pontos na disciplina de língua portuguesa;
b) tenha acertado, no mínimo, 6 (seis) pontos na disciplina de matemática;
c) tenha acertado, no mínimo, 2 (dois) pontos na disciplina de noções de informática;
d) tenha acertado, no mínimo, 2 (dois) pontos na disciplina de conhecimentos gerais;
e) tenha acertado, no mínimo, 2 (dois) pontos na disciplina de código de conduta ética e integridade; e
f) tenha acertado, no mínimo, 30 (trinta) pontos no total da prova objetiva.
Por seu turno, para os cargos de nível superior, estão previstas as seguintes etapas com provas objetivas e discursivas, sendo ambas as etapas de caráter eliminatório de classificatório.
Além disso, a Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e possuirá a seguinte composição:
Nesse sentido, a Banca Examinadora avaliará a Prova Objetiva na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que, cumulativamente:
a) tenha acertado, no mínimo, 4 (quatro) pontos na disciplina de língua portuguesa;
b) tenha acertado, no mínimo, 1 (um) ponto na disciplina de matemática;
c) tenha acertado, no mínimo, 2 (dois) pontos na disciplina de noções de informática;
d) tenha acertado, no mínimo, 1 (um) ponto na disciplina de código de conduta ética e integridade;
e) tenha acertado, no mínimo, 16 (dezesseis) pontos na disciplina de conhecimentos específicos; e
f) tenha acertado, no mínimo, 30 (trinta) pontos no total da prova objetiva.
Com efeito, destaca-se que a banca examinadora (IBFC) executará as provas no dia 15/12/2024, as quais terão duração de 4 (quatro) horas, incluído o tempo para leitura das instruções, coleta de digital e preenchimento da Folha de Respostas.
De acordo com comunicado divulgado no site da IBFC ambas as provas ocorrerão no período da tarde.
Por fim, Os editais de regência estabelecem que o prazo de validade do concurso público é de 1 (um) ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos prorrogá-lo uma única vez, por igual período, nos termos do art. 37, inciso III, da Constituição Federal.
Saiba mais:
Acesse o edital: EDITAL Nº 271, DE 09 DE OUTUBRO DE 2024 (Nível Superior)
EDITAL Nº 270, DE 09 DE OUTUBRO DE 2024 (Nível médio)
Esse website utiliza cookies.
Saiba mais